Hoje, 24 de Janeiro, o Brasil celebra 90 anos desde que o voto feminino se tornou um direito de todas as mulheres Brasileiras. É dia de celebrar a luta de todas as mulheres pelo direito ao exercício da democracia. Dia de lembrar que as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro.

Apesar de serem a maioria entre os votantes, nossas companheiras representam 15,2% dos assentos na Câmara Federal e 12,4% no Senado, apenas 15,49% são Deputadas Estaduais e apenas 3,7% são governadoras.

Esses dados mostram que ainda há muito a ser feito para garantir que a participação das mulheres na política ocorra não apenas por meio do voto, mas também com a garantia da representatividade feminina nos espaços de poder.

É de extrema importância que nós homens estejamos comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres, mas devemos também lutar para que seja garantido ás nossas companheiras ocupar o lugar que lhes é de direito e poder fazer a luta e a defesa dos próprios interesses. Toda a sociedade se beneficia com o pleno direito das mulheres ao exercício da democracia.