Hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É uma data que vai além de elogios, parabenização e flores, é um dia marcado por lutas sociais por direitos iguais e dignidade. O direito ao voto, a trabalhar e estudar em universidades parece ser o básico hoje, mas foi algo conquistado com muito suor e sangue.

O Dia Internacional da Mulher surgiu em meio a luta trabalhista, na qual, as condições de trabalho das mulheres eram piores que as dos homens. Sua carga horária podia chegar até 16 horas por dia. A data de 8 de março foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para relembrar as lutas e conquistas das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos civis.

Tudo começou dentro de movimentos socialistas, como aconteceu na Rússia e na Alemanha. Mas a data é lembrada aqui no Brasil pela tragédia que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, quando uma fábrica chamada Triangle Shirtwaist Company pegou fogo. Morreram 146 pessoas nesse incêndio, sendo 125 mulheres. O caso levantou discussões sobre as péssimas condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas.

Em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é marcado por vários protestos por direitos e manifestação de repúdio ao machismo e outras formas de abusos. Além disso, hoje é dia de relembrar mulheres que fizeram história com sua coragem, dedicação e contribuição para a arte, ciência e sociedade. Relembre e apoie uma mulher!